Pular para o conteúdo principal

Empresas de transporte, de lixo e especulação imobiliária governam as cidades brasileiras, diz Pochmann

A reportagem de Oliveira (2013) traz algumas notas e comentários de Marcio Pochmann durante um seminário realizado em Porto Alegre no dia 19 de agosto:

+ O tema das cidades, que ganhou muita ênfase com os protestos e manifestações recentes, será um dos principais pontos a ser debatido nas eleições presidenciais e estaduais de 2014.

+ Existem três forças políticas que atualmente governam as cidades brasileiras: o capital da especulação imobiliária, o capital das empresas que operam o transporte público e o capital das empresas que operam os serviços de coleta e destinação do lixo. "A reinvenção das cidades pressupõe a construção de uma nova maioria política. Não existe futuro com esses três grupos”,

+ O século XXI será “o século das cidades”. As metrópoles precisam se reinventar para oferecer qualidade de vida e direitos sociais ao novo perfil demográfico que o país terá nas próximas décadas – com o crescimento da população idosa e a diminuição do número de pessoas por família.

+ Um dos principais entraves à qualidade de vida nas cidades é a “disputa do tempo” dos seus habitantes. “A questão fundamental é: como usar nosso tempo livre? Uma coisa é o trabalho no capitalismo como condição de sobrevivência. Existem formas de trabalho que não são regidas pela dependência monetária”.

+ Na política nacional existe “um certo esgotamento da agenda da inclusão social”, que não consegue se aprofundar mais no atual arranjo político do governo federal. “A maioria política construída em 2002 nos permitiu recuperar a agenda da inclusão social, que estava interrompida desde 1964. Mas é insuficiente para darmos um passo posterior e construir uma agenda civilizatória que vá além apenas da inclusão pelo mercado”.

+ As manifestações de junho deste ano demonstram os limites de um projeto “ubrano-industrial e social-democrata de inclusão na sociedade de consumo”.

Marcio Pochmann foi professor da Universidade Estadual de Campinas, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e candidato à prefeitura de Campinas em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Referência

OLIVEIRA, Samir. Especulação imobiliária, transporte e lixo governam cidades, diz Pochmann. In: Rede Brasil Atual - 21/08/2013 - Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/cidades/construtoras-empresas-de-transporte-e-de-coleta-de-lixo-governam-cidades-diz-pochmann-8065.html

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.