Pular para o conteúdo principal

Gráficos podem mudar o mundo (Revista Super)

Extraído da Revista Super Interessante (Editora Abril, edição 271, Novembro de 2009)

Os gráficos que podem mudar o mundo

por FERNANDA VIÉGAS

(pesquisadora e designer computacional da IBM, com Ph.D. pelo Media Lab do MIT. Ela é uma das criadoras doMany-Eyes e participa do ciclo de palestras do TEDxSP)

A Guerra da Crimeia acontecia no mar Negro, entre 1853 e 1856: um conflito sangrento entre a Rússia e uma coligação entre Inglaterra, França e Império Otomano. Uma guerra normal, com os feridos e mortos de sempre. Mas, às vezes, temos a capacidade de aprender com as tragédias. E esse foi o caso das fatalidades na guerra: elas causaram uma revolução nos hospitais do mundo que, ainda hoje, reduz bastante o risco de morte por infecção hospitalar.
O cerne dessa revolução foi uma imagem. Uma imagem que não mostra campos de batalha, soldados feridos ou crianças mortas. É uma imagem de números - um gráfico. Florence Nightingale, uma enfermeira inglesa, resolveu usar estatísticas sobre a morte de soldados para pintar um retrato da situação. O diagrama revelou que a maioria dos soldados morria nos leitos de hospitais, e não nos campos de batalha - eram 10 vezes mais mortes causadas por tifo, cólera e disenteria do que por ferimentos de batalha. A falta de ar fresco, luz e higiene nos hospitais provocava milhares de mortes desnecessárias. Era a primeira vez que se via fatalidades militares com números - e o diagrama era tão dramático que o governo inglês resolveu melhorar as condições sanitárias dos hospitais militares. E, assim, reduziu a mortalidade de soldados de 42% para 2,2%. Tudo graças a uma imagem.

Visualização é isso: o poder de contar histórias e tomar decisões baseando-se em dados. Visualizações fazem com que assuntos complexos se tornem concretos e acessíveis. Em 2006, por exemplo, Al Gore transformou o debate mundial sobre aquecimento global ao subir em um guindaste para mostrar uma curva que representava o aumento de CO2 e da temperatura na Terra. Imagine se Al Gore, em vezde gráficos, tivesse mostrado apenas uma tabela de centenas de números? Quantas pessoas teriam entendido a gravidade da situação?
É por isso que a visualização é o fotojornalismo do século 21. Não só retrata os fatos da nossa época, mas motiva o debate. Visualizar dados governamentais, por exemplo, cria um espelho do país, mostrando suas conquistas e mazelas. E fazer isso não precisa ser complicado. Já há sites que disponibilizam, de graça, ferramentas sofisticadas de visualização. Quando eu criei o Many Eyes, imaginei um site onde qualquer um pudesse visualizar os dados que desejasse. Há pessoas que o usam para enxergar o conteúdo do freezer. Outras, os convidados de seu casamento. Crianças descobrem os tipos de meias que têm em casa. A habilidade de transformar números em imagens e entender o que elas significam será cada vez mais importante. Pois quem brinca de visualizar meias de familiares hoje visualiza o orçamento governamental amanhã.


Mapa da cólera, John Snow, 1854

Durante um surto de cólera em Londres em 1854, o médico John Snow mapeou a localização dos casos da doença (veja aqui ampliado). Acreditava-se que a cólera era causada pelo ar poluído, mas o mapa mostrou que a maioria dos doentes estavam ao redor de uma bomba de água na Rua Broad. A correlação fez com que as autoridades considerassem que a água do poço estivesse contaminada. Assim que a bomba da Rua Broad foi retirada, a epidemia acabou.



Retrato de uma guerra, Florence Nightingale, 1858

Ao ver soldados morrendo na Guerra da Criméia, a enfermeira Florence Nightingale pintou um retrato em 3 categorias: azul para mortes infecciosas evitáveis; em vermelho, ferimentos de batalhas; em preto, demais causas. Vendo que os soldados morriam mais nos leitos que em batalhas, o governo inglês resolveu melhorar as condições sanitárias dos hospitais. A mortalidade de soldados foi então reduzida de 42% para 2,2%. Clique aqui para ver o original.



Tabela Periódica, Dmitri Mendeleev, 1869

O diagrama dos elementos químicos conhecidos, criado pelo químico russo Dmitri Mendeleev (veja aqui), mostra cada um de acordo com o número atômico, em ordem crescente. A Tabela revolucionou o estudo da química com a classificação, sistematização e comparação, e permitindo prever as tendências dos átomos em cada elemento. Foi como se, de repente, encontrássemos a planta arquitetônica do mundo químico. Confira também a versão moderna dele.


Google maps, Google, 2005

"Em pouco tempo o Google Maps revolucionou a maneira como nos deslocamos de um ponto A para um ponto B. Com um mapa interativo que visualiza a melhor rota entre dois endereços e fornece direções passo a passo, é um exemplo de visualização usada todos os dias por milhões de pessoas no mundo. Clique aqui e não saia de casa sem ele. "



Uma Verdade Inconveniente, Al Gore 2006

Quando Al Gore subiu em um guindaste para mostrar a curva crescente de CO2 e temperatura na Terra, criou-se um ícone no debate sobre o aquecimento global. A imagem pegou fogo na internet, passando de blog em blog e influenciando as agendas políticas internacionais da noite para o dia. Para assistir o vídeo, clique aqui.



Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.