Pular para o conteúdo principal

Lista de softwares geoespaciais livres [Org. LAPIS/UFAL]


O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) é uma unidade de investigação e desenvolvimento integrada no Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Dica do Geodireito.

Abaixo está a lista de softwares livres publicada em 8 de novembro de 2012 e extraída do site do LAPIS hoje. 

SOFTWARES DE DISTRIBUIÇÃO LIVRE

Uma seleção de software para o processamento de dados geoespaciais é apresentada nas Tabela 1.1 e Tabela 1.2. Observe que pode ser necessário algum tempo para se encontrar o melhor software para uma tarefa ou projeto específico.

Terminologia:

Freeware: Freeware (uma combinação das palavras “free” e “software”) é um software que está disponível para uso sem custos nem taxas, mas, geralmente, com um ou mais direitos de uso restritos. Comparado com o FOSS (vide abaixo), o código fonte não é usualmente publicado e, assim, o software não pode ser modificado ou ajustado por terceiros.

FOSS: Software livre e de código aberto (free and open-source software – F/OSS, FOSS), ou FLOSS (free/libre/open-source software) é um software que é: 1) de distribuição livre e de código aberto. É licenciado de forma que os usuários tenham o direito de usar, copiar, estudar, modificar e aperfeiçoar o seu projeto através da disponibilidade do seu código fonte.

Tabela 1.1. Softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG – em inglês, GIS) de distribuição livre


Terra MA2
Monitoramento, Análise e Alerta
http://www.dpi.inpe.br/terrama2/
TerraMA2 (antigo SISMADEN) é um produto de software, um sistema computacional, baseado em uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, em inglês), que fornece a infra-estrutura tecnológica necessária para o desenvolvimento de sistemas operacionais para monitoramento de riscos ambientais e de alerta. TerraMA2 fornece serviços para reunir dados atualizados através da internet e adicioná-lo ao banco de dados do sistema de alerta, os serviços de manipular / analisar os novos dados em tempo real e verificar se existe uma situação de risco, comparando com os mapas de risco ou um modelo definido; serviços para executar / editar / criar novo risco e modelos de alertas; serviços para criar e notificar alertas aos usuários do sistema, e outros serviços básicos e avançados.


GRASS
http://grass.fbk.eu/
Software para gestão de dados espaciais, análise, processamento de imagem, produção de mapa, modelo espacial e visualização. O GRASS é usado atualmente no meio acadêmico e comercial ao redor do mundo. O GRASS é um projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto.


gvSIG
http://www.gvsig.org/web/
O gvSig é um aplicativo para desktop projetado para capturar, armazenar, manusear, analisar e implantar qualquer tipo de informação geográfica referenciada, a fim de solucionar problemas de gestão complexa e de planejamento.


ILWIS
Integrated Land & Water Information System
http://www.ilwis.org/
http://52north.org/downloads/ilwis
ILWIS (Sistema de integração de informações de terra e água) é um software para processamento vetorial e matricial (raster). As características do ILWIS incluem digitalização, edição, análise e visualização de dados.


MAPWINDOW
http://mapwindow.org/
O projeto MapWindow incorpora o SIG de distribuição livre (FOSS GIS) a uma extensiva arquitetura de plugin.


Diva-GIS
http://www.diva-gis.org/
Útil para mapeamento e análise de dados de biodiversidade, como distribuição de espécies ou pontos de ocorrência de espécies. Lê e escreve formatos de dados padrão, como arquivos Shape da ESRI. Roda em Windows e em Mac OSX.


DMAP
http://www.dmap.co.uk/
Software de mapeamento projetado especificamente para produzir mapas de distribuição e mapas de referência.


SAGA
System for Automated Geoscientific Analyses
http://www.saga-gis.org/
System for Automated Geoscientific Analyses (SAGA – Sistema para Análises Automatizadas Geocientíficas).


SPRING
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
http://www.dpi.inpe.br/spring/
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas: um SIG é um sistema de processamento de imagem, com modelo de dados orientado a objetos, que proporciona a integração de dados matriciais (raster) e vetoriais. Está disponível em português, inglês e espanhol, via Internet.


QUANTUM GIS
http://www.qgis.org/
O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas de código aberto e é uma ferramenta SIG de uso amigável. É licenciado pela Licença Pública Geral (GNU). O QGIS é um projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto (OSGeo). Roda em Linux, Unix, Mac OSX e Windows. Suporta diversos formatos vetoriais, matriciais (raster) e de banco de dados.
Obs.: uma ampla gama de complementos para o software SIG pode ser encontrada em:http://freegeographytools.com/
Tente, também, o website do USGS:http://www.usgs.gov

Tabela 1.2. Softwares para processamento de imagens de distribuição livre


BILKO
http://www.noc.soton.ac.uk/bilko/
Bilko é um sistema completo para o aprendizado e o ensino de habilidades em análise de imagens por sensoriamento remoto. As rotinas integradas podem ser aplicadas à análise de qualquer imagem em um formato apropriado e inclui uma ampla gama de funções padrão de processamento de imagem.


InterImage
http://www.lvc.ele.puc-rio.br/projects/interimage/
Software de código aberto para análise de imagem orientada a objeto para interpretação automática da imagem.


Orfeao Toolbox
http://www.orfeo-toolbox.org/otb/
Orfeo Toolbox: desenvolvido pelo CNES da França, para análise de imagem orientada a objeto (OBIA). Mais fácil de usar no Linux.


OpenDragon
http://www.open-dragon.org/
Proporciona software de alta qualidade, nível comercial e de distribuição livre para processamento de imagem por sensoriamento remoto, destinado a usuários em escolas e universidades.


MultiSpec
https://engineering.purdue.edu/~biehl/MultiSpec/
Desenvolvido na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, para analisar dados de imagem multiespectral e hiperespectral.


PANCROMA
http://www.pancroma.com/
Utilitários para análise multiespectral e para processamento de imagem de satélites.


RAT
Radar Tools
http://radartools.berlios.de/
O RAT é uma poderosa ferramenta de software de código aberto para processamento de dados de sensores remotos do SAR – Synthetic Aperture Radar (Radar de Abertura Sintética).


MAP READY
http://www.asf.alaska.edu/downloads/software_tools
O kit de ferramentas do MapReady para sensoriamento remoto aceita dados de nível 1 detectados pelo SAR, dados do tipo single look do SAR e dados ópticos ASF. Ele pode corrigir o terreno, geocodificar, aplicar decomposições polarimétricas e salvar em formatos genéricos de imagem, incluindo GeoTIFF. Inclui visualizador de imagem, visualizador de metadados e conversor de coordenadas de projeção.


SPRING
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
http://www.dpi.inpe.br/spring/
Software SIG de código aberto com análise de imagem orientada a objeto (OBIA) para interpretação automática de imagem.


TNT LITE
http://www.microimages.com/
TNTlite é uma versão livre do TNTmips. Tem todas as características da versão profissional, exceto que o TNTlite limita o tamanho dos objetos do arquivo de projeto. Além disso, os processos para exportar estão desabilitados.
Obs.: o software mantido pelo projeto OSGeo pode ser testado ou usado sem instalação, via Live-DVD:http://live.osgeo.org/en/index.html

Comentários

  1. Esqueceram de incluir o IpeaGeo, o software gratuito de análises estatísticas e espaciais desenvolvido pelo Ipea

    http://www.ipea.gov.br/ipeageo/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Mapa do mundo - Habitantes por médico

(clica no mapa para ampliar) Legenda: Amarelo = menos habitantes por médico Vermelho = mais habitantes por médico Fonte de Dados: The World Health Report 2006 -------------------------------------------------------------------------- Versão traduzida e adaptada por RSD a partir de: Strange Maps Este pôster (publicado em Setembro de 2007) estava dependurado na parede da sala de espera de um médico na Holanda. Esta é a forma que eles utilizam para mostrar aos holandeses como eles são privilegiados quando vão procurar ajuda médica e, dessa forma, tentar conscientizá-los da importância de ajudar os Médicos do Mundo (Doctors of the World) a ajudar os menos privilegiados. Sobre o mapa: Cuba é líder mundial na relação pacientes por médico. Outros países que possuem uma boa relação entre médicos e habitantes são os da antiga União Soviética, cujo sistema de saúde pode ser considerado bom e barato, e os países mais economicamente desenvolvidos. Na Europa a relação de número